quinta-feira, 10 de julho de 2008

HÁ VIDA PARA ALÉM DO PS

A Golegã tem mais de 450 anos de história. Tem por isso um vastíssimo património que deve ser respeitado e preservado.

E respeitar a nossa história é necessariamente respeitar aqueles que nela intervieram, de forma mais ou menos influente, mais ou menos decisiva.

O PS da Golegã, tem cultivado um pouco uma imagem de não haverá vida para além dele, como também tem sugerido que pouca vida terá havido antes dele. Não é assim. Por todas as acções meritórias de que o PS tenha sido o promotor no município num passado recente (eu não tenho pejo em reconhecê-las, como já aqui fiz), não pode nem deve o partido menosprezar, como tem feito, o trabalho de todos quantos contribuíram para o progresso do Concelho. Não pode o PS fazer aos outros o que não gosta que os outros lhe façam a ele - desconsiderar o trabalho alheio. Já aqui escrevi uma vez que a honestidade intelectual (acrescento agora também a honestidade política) não tem dono, a não ser aqueles que efectivamente a praticam. Repito, porque acredito que assim é.

Olhando para trás, para um passado recente, vemos seguramente alguns erros. Mas também vemos muitas coisas boas. O município já tinha estruturas que o não envergonhavam à algumas décadas atrás. Já tínhamos piscinas quando muito poucos tinham, já tínhamos escolas quando alguns não tinham, já tínhamos pavilhões gimnodesportivos quando muitos não tinham e os que o tinham não eram melhores, já tínhamos campos de futebol, já tínhamos centro de estágio, já tínhamos museus, já tínhamos estruturas logísticas como os paços de concelho, a casa do povo, as finanças, o tribunal. Já tínhamos construído estruturas importantes ao nível do saneamento básico. Tínhamos hospital quando alguns não tinham, tínhamos serviços de apoio social. Já tínhamos farmácias. Tínhamos "cinema" e já tínhamos igrejas e capelas. Já tínhamos a Feira Nacional do Cavalo e no seu espaço já se tinham construído estruturas de apoio muito importantes. Já tínhamos jardins públicos e parque de campismo. Já tínhamos comércio, serviços e actividade empresarial. É verdade que o PS possa ter "pegado" nalgumas destas "estruturas" em fase de falência, mas não deixa de ser verdade que para que existissem alguém tenha que as ter promovido. Os novos tempos e os novos desafios trouxeram a necessidade de que se tornasse importante a recuperação de algumas destas "estruturas" e que se adequassem às novas respostas. Há méritos do executivo socialista. Houve méritos de executivos anteriores. Houve deméritos no passado, como continuam a existir hoje.

Curioso é perceber que o PS não desvaloriza apenas o trabalho daqueles que o antecederam imediatamente no poder local. Não. Este PS desvaloriza também o PS do passado porque num desses governos locais participava também o PSD. Desde que não se seja "deste" PS, nada presta, nada foi bem feito, nada tem valor. É esta a imagem que se tem procurado passar.

Os 474 anos de história da Golegã não se esgotam nos últimos 12. Não pretendo com este artigo de opinião mensurar e comparar o que foi feito "agora" e o que foi feito antes. Não me compete seguramente atribuir ou retirar méritos. Apenas constatar que antes do PS já se faziam coisas importantes.

Estou absolutamente convicto que depois dele, continuarão a fazer-se.

Sem comentários: