quarta-feira, 2 de julho de 2008

AUTÁRQUICAS 2009 - CAP.IV - CDS apresenta candidato

Pedro Azevedo é o recentemente anunciado candidato à Presidência da Câmara Municipal da Golegã, anúncio esse feito no passado sábado, num almoço em que participou o líder do CDS, Paulo Portas.

O CDS é assim o primeiro partido a apresentar o seu candidato à Câmara Municipal. Este anúncio, até por ser o primeiro e de aparecer de forma inesperada, merece desde já uma análise, no enquadramento das perspectivas do que poderá ser o próximo cenário eleitoral. Se bem que, a esta distância, admito o risco de todas as conjecturas que possam ser agora feitas.

O CDS, de todos os partidos que normalmente apresentam candidaturas aos órgãos de poder local no nosso concelho, é o que tem menor expressão eleitoral, regra geral abaixo até daquilo que consegue em eleições legislativas. A primeira questão que me parece lógica colocar é que mais uma candidatura dividirá indiscutivelmente o eleitorado, atendendo por exemplo às eleições de 2005. Outra questão que importa perceber é quem sai mais prejudicado com essa divisão, porque me parece certo que o CDS e o seu candidato não terão outra influência que não essa. Teremos ainda que perceber se esta é uma candidatura para ir até ao fim.

Tender-se-á a pensar de imediato, por questões de proximidade ideológica (para mim essa proximidade não é assim tão evidente) genericamente interiorizada, que o CDS disputa votos com o PSD, de forma directa. Contudo, no actual cenário e atendendo ao histórico local tenho dúvidas que assim seja. O PSD e o CDS goleganenses nunca estiveram demasiado próximos em matéria eleitoral e penso que grande parte do eleitorado do segundo tem derivado directamente para o PS e não para o PSD, fruto, talvez, das características daquele que tem sido o seu cabeça de lista à C.M. Caso tenham, o CDS e o seu candidato, alguma capacidade de mobilização relevante do "seu" eleitorado (sobre a qual tenho sérias reservas), poderemos afirmar que o PS poderá ser, neste contexto, o mais penalizado com esta candidatura. Dependerá também de quem for o candidato do PS e nessa matéria tenho para mim como certa nova candidatura de Veiga Maltez. Vermos mais à frente se assim será.

Quanto a Pedro Azevedo adiante-se que foi militante do PSD na secção da Golegã. Foi, ao que sei, militante noutra secção anteriormente e também da JSD, parecendo ter um passado político ligado ao partido. Participou, na sua qualidade de militante, em algumas reuniões de decisão (pelo menos numa) sobre o processo autárquico de 2005. Pela sua passagem pelo PSD, não me parece que o partido tenha que ter receio do "desvio" de alguns votos para o seu ex-militante. Quanto a Veiga Maltez (se se confirmar como julgo a sua candidatura) sabe que tem ali uma oposição aparentemente fácil de contornar.

O CDS parece-me o partido com mais dificuldade em "pedir" votos, dado que a sua inacção política tem sido uma constante, sendo uma estrutura absolutamente inócua sob esse ponto de vista.

Agora que correm rumores (tenho-os para mim como tal) de uma eventual reaproximação de Veiga Maltez e Vitor da Guia, aguardemos por novos desenvolvimentos, que possam sustentar uma maior e gradual clarificação dos cenários futuros.

Sem comentários: