quinta-feira, 17 de julho de 2008

CDU e PSD CRITICAM INFORMAÇÃO MUNICIPAL

«A CDU da Golegã aponta “anomalias” à gestão do município por parte do Partido Socialista. Para a CDU, o boletim informativo da câmara devia ser melhorado, já que na sua óptica parece “um veículo de campanha eleitoral”. O deputado Manuel Medinas (CDU) fala ainda da “desactualização do site”, situações que o presidente da Câmara da Golegã, Veiga Maltez (PS), refuta: “Não é verdade que a câmara utilize o boletim municipal como campanha eleitoral. A nossa preocupação é informar sobre o que se faz no município gostando-se ou não sobre o que se faz”.

Com as autárquicas à porta, o PSD também não poupou o executivo camarário na última assembleia municipal, manifestando-se contra a forma como a câmara relata as actividades municipais. “É sempre um prazer ler o relatório de actividades municipais”, diz Joaquim Morgado (PSD) referindo que o município se apropria das acções desenvolvidas no concelho quando na realidade apenas as patrocina. “Há uma diferença entre apoiar ou patrocinar e organizar. São as associações que organizam”, esclarece. Veiga Maltez disse “não perceber o preciosismo” do deputado.»

in O Mirante On-line, 12 de Julho de 2008

2 comentários:

Jaime Rosa disse...

Olá

Por acaso já algumas pessoas me questionaram sobre quem de facto tinha organizado o Passeio de Cicloturismo da Golegã. É obvio que a organização pertenceu ao Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã, sendo que o mesmo apenas é possível com o apoio financeiro e logístico do Município da Golegã.
Quando li a noticia pela primeira vez, não reparei na possibilidade daquelas palavras terem um sentido diferente, mas posteriormente vejo que existe uma incorrecção, à qual sinceramente não atribuo grande valor, mas que logicamente pessoas politicamente mais atentas tiram outras ilações.

Um Abraço
Jaime Rosa

José Godinho Lopes disse...

Caro Jaime,

Ao contrário do que te aconteceu, eu por acaso reparei no "preciosismo" do texto relativo ao VII Passeio de Cicloturismo da Golegã, prova que se assume cada vez mais como um dos grandes baluartes do Nucleo Sportinguista do Concelho.

Porém, tu tocas num aspecto essencial, quando dizes que "por acaso já algumas pessoas me questionaram sobre quem de facto tinha organizado o passeio...". Ora, é natural que, perante o texto apresentado no "jornal" da Câmara, as pessoas fiquem efectivamente convictas que a organização foi da CMG e da JFG, tendo cabido ao NSCG um papel secundário, porque é justamente esse o objectivo do escrito.

Dando maior ou menor importância ao "preciosismo", seria mais agradável que o texto retratasse fielmente as coisas como elas são. E não retrata! E a verdade é a seguinte: O Núcleo foi o promotor da iniciativa, porque foi ele quem a colocou em prática, quem a "inventou", quem a dinamizou. A CMG e a JFG apoiaram a iniciativa. O seu a seu dono. O Nucleo levou a efeito. Não a CMG ou a JFG. Esses apoiaram. E isto não é um preciosismo. É assim e pronto.

O NSCG cumpriu uma das suas obrigações, no sentido de promover actividades no âmbito da sua própria existência e os órgãos autárquicos cumpriram também eles a obrigação de apoiar essa iniciativa.

Já em relação ao artigo "Alteração ao Plano Director Municipal" as coisas são um pouco diferentes. Enquanto no artigo anterior há uma incorrecção grave, porque propositada com fins eleitoralistas, que fica mal a quem a pratica, aqui há apenas uma omissão. É que houve alguém, cansado de esperar 15 anos pela concretização de um processo que se arrastou entre serviços municipais e CCDR, que tomou a iniciativa de abandonar o Plano de Pormenor das Laranjeiras. Contudo refiro que o texto diz uma verdade. Só que cada um tem a sua.

Os voluntários das associações e colectividades devem sentir bastante contentamento em verem as acções por si promovidas açambarcadas pelos interesses políticos.

Um abraço.