sábado, 17 de outubro de 2009

PECULIARIDADES COM TOQUE IDEOLÓGICO

"Os agrupamentos humanos têm um objectivo principal: o de defender o direito de todas as pessoas à diferença, a serem especiais, a pensar, sentir e viver à sua própria maneira. Os indivíduos juntam-se para obterem ou defenderem esse direito. Mas é aqui que nasce um erro terrível, fatal: a crença de que estes agrupamentos em nome de uma raça, um Deus, um partido ou um Estado, são o verdadeiro objectivo da vida e não apenas um meio para um fim.
Não! O único significado verdadeiro e duradouro da luta pela vida encontra-se no indíviduo, nas suas peculiaridades modestas e no seu direito a essas peculiaridades
."

Vasily Grossman, Life and Fate

2 comentários:

Fátima Brito disse...

Grossman,

Este romancista russo sugere, "que o espiríto da liberdade jamais pode ser completamente esmagado."

É precisamente esta forma de inteligência que parece explicar o êxito na vida, sendo esta largamente independente. Contra o excesso, contra a desigualdade, mas com honestidade de sentimentos "Vida e Destino", é sem dúvida um título dedicado à toda a humanidade.
Tal como "Guerra e Paz", outro grande título escrito por Liev Tolstóy, um humanista baseado em ideias de liberdade e bondade.
A noção de guerra e a noção de paz, são antagónicas, mas complementares. Uma não vive sem a outra, o termo "paz" só existe porque a "guerra" existe, e vice-versa. Um não vive sem o outro.
Então, a humanidade só pode estar em paz se tiver ausência de guerra como perspectiva.
Estes dois homens aqui mencionados eram autênticos profetas que sabiam que tudo não passa de um instante. Eram homens que sabiam o valor da esperança, o valor da crença. Eram homens de PAZ.

Gostei especialmente deste tema.

José Godinho Lopes disse...

Olá de novo.

Tem razão. Os conceitos de guerra e paz interagem numa espécie de acção-reacção.

Tal como a opressão e a liberdade.

Também gostei do tema. E gostei do comentário.