quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SONDAGENS HÁ MUITAS, SEUS PALERMAS

Palermas não são, obviamente, os visitantes e leitores no Golegã XXI. Mas que os há, há.

As sondagens valem naturalmente o que valem. Eu confesso que as vejo com atenção e que não desprezo os seus resultados. Mas a verdade é que têm bastas vezes errado rotundamente nos prognósticos.

E podemos recordar a propósito várias:

1 - Europeias últimas
2 - Câmara de Lisboa (Santana Lopes / João Soares)
3 - Presidenciais 2006

A Eurosondagem, do reputado socialista e sportinguista Rui Oliveira e Costa, então tem sido socialisticamete espectacular.

Nas europeias ganhava o PS. Na câmara de Lisboa ganhava o PS. No confronto Mário Soares (apoiado pelo PS) / Manuel Alegre, o primeiro, o do PS, estava ligeiramente à frente (16,9% contra 16,2% do poeta). Os resultados reais, fruto do voto dos portugueses viriam a ser outros:

O PSD viria a vencer as europeias; Santana Lopes acabaria por conquistar Lisboa e Mário Soares viria a ficar mais de 6% atrás de Manuel Alegre.

Tudo para dizer que é possível contrariar as sondagens. Especialmente as socialisticamente espectaculares da Eurosondagem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite caro Jose Godinho Lopes:

Antes de mais parabéns pelo blog.

Já que fala em sondagens para quando está prevista a publicação daquela que fez sobre quem será o possivel vencedor nas Autarquicas do nosso concelho?

Cumprimentos

José Godinho Lopes disse...

Olá caro Anónimo.

Obrigado pelos elogios ao blogue.

Se o inquérito não foi publicado (ver etiquetas "Golegã XXI em Resumo") é porque entretanto não guardei esses elementos.

De qualquer forma o resultado do mesmo esteve on-line durante alguns dias após o fecho da contagem, como regra geral acontecia aqui, quando eram abertos inquéritos.

Cumprimentos.