sexta-feira, 30 de maio de 2008

POLO DA FUNDAÇÃO SARAMAGO EM AZINHAGA

O Pólo da Fundação José Saramago irá funcionar num edifício da Junta de Freguesia de Azinhaga, no Largo da Praça que já foi prisão, registo civil, leitaria e sede da Junta até meados da década de 1980 e será inaugurado amanhã, 31 de Maio, sendo que para o evento está garantida a presença do escritor.

O Pólo irá funcionar como livraria, café, espaço internet e casa-museu com algum espólio do escritor. Por outro lado, irá receber todas as obras de José Saramago e a respectivas traduções nas várias línguas.

A sede da Fundação José Saramago será partilhada por Lisboa e Lanzarote, onde o escritor vive, e terá um Pólo na Azinhaga e um outro em Castril, Granada, terra natal de Pilar del Rio.

A recepção na Junta de Freguesia às entidades oficiais com a presença do Rancho Folclórico “Os Campinos” da Azinhaga e a Sociedade de Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro está marcada para as 15h30. Segue-se a assinatura de protocolo de geminação entre a Azinhaga, Tias (Lanzarote) e Castril (Granada). Depois, terá lugar a homenagem da Assembleia de Freguesia com a adopção de Pilar del Rio, como filha da Azinhaga e descerramento da placa toponímica “Rua Pilar del Rio”.

Mais tarde, pelas 18 horas, no Largo do Miradouro, será apresentado o apontamento de teatro “O que fazemos com estes livros José?” e o recital “Herdeiros da voz de Saramago”, pelos alunos da Escola EB Mestre Martins Correia.A inauguração do pólo da Fundação José Saramago está marcada para as 18h45, a que se segue um lanche.

À noite, pelas 22 horas, no Pátio do Arnado, realiza-se uma largada de toiros.

Sem comentários: