terça-feira, 20 de maio de 2008

BOICOTE A GASOLINEIRAS


Fruto dos sucessivos aumentos do preço dos combustíveis, têm surgido vários movimentos protestativos, mais ou menos institucionais, com maior ou menor peso, mas bastante consonantes relativamente à questão central da subida exponencial dos produtos petrolíferos, que se verificou em 2008, salvo erro, por 19 vezes!

Os portugueses em geral têm sofrido na carteira com estas e outras medidas de austeridade, pese embora sabermos que algumas são acima de tudo introduzidas fruto da conjuntura internacional.

A ANAREC (Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis) fez inclusivamente uma proposta ao Governo, no sentido de promover uma descida no ISP (imposto sobre produtos petrolíferos), que, segundo a mesma, permitiria reduzir entre 21 e 22 cêntimos o preço da gasolina e de dez a 11 cêntimos o preço do gasóleo. Outra razão apontada pela ANAREC para esta sugestão, prende-se com o facto de desencorajar os abastecimentos em Espanha. A associação considera que, se não houver qualquer descida do ISP, este será um ano catastrófico para a economia nacional.

A "talho de foice" e a propósito de Espanha, ouvi recentemente o proprietário da João Pires Internacional Transportes Lda., admitir que mais de 90% dos abastecimentos da sua (grande) frota são efectuados em Espanha, ficando Portugal com um valor meramente residual. Calculou o empresário que só em ISP, o estado Português teria deixado de arrecadar qualquer coisa como dois milhões e meio de euros, apenas com a sua empresa.

Entre os vários movimentos de protesto, surgem agora em circulação e-mails a "convocar" um boicote à Galp, à Repsol e à BP, nos dias 01, 02 e 03 de Junho.

Para todos os que considerarem pertinente este boicote, não se esqueçam das datas !!

Sem comentários: