sábado, 6 de junho de 2009

VAMOS A VOTOS

Domingo, 07/06/09, vamos então a votos para a primeira eleição deste ano. Aproveito para apelar a todos para que exerçam o seu direito de voto, exercendo ao mesmo tempo o seu dever cívico.

Quanto à campanha que hoje termina, confesso-vos a minha desilusão. Poucos conseguiram escapar à tentação da "nacionalização" da discussão, fazendo desta a primeira volta para as eleições legislativas.

E foi pena, porque perante a importância que a Europa assume hoje nas governações nacionais, parece-me que perdemos todos a oportunidade de ficarmos mais esclarecidos. Neste cenário, Vital Moreira foi para mim uma enorme desilusão e Nuno Melo e Paulo Rangel agradáveis surpresas, com especial enfoque para a posição dificílima do segundo.

O abstencionismo dos portugueses antevê-se (outra vez) grande. Por cá, os partidos políticos locais, com excepção do CDS e da CDU (quem diria!), parecem ter passado totalmente ao lado desta campanha. Basta uma consulta rápida aos seus sites ou observar a ausência nas ruas, para o percebermos.

Ainda assim e apesar do âmbito totalmente diferente destas eleições e das autárquicas, logo "intransportável", julgo que todos irão estar atentos aos resultados eleitorais, procurando perceber e analisar o estado do eleitorado "mais puro" de cada um, no sentido de projectarem as suas possibilidades eleitorais futuras, tomando como princípio a conquista desse eleitorado mais fiel. Aguardo com expectativa o resultado do PSD e da CDU, no enquadramento do que antes refiro, porque irá demonstrar quantos efectivamente estarão "dispostos" a entrar nessas esferas.

Esperemos pois (já pouco) para ver.

Bom fim de semana a todos.

Não deixem que escolham por vós, por isso todos ás urnas.

Sem comentários: