quinta-feira, 2 de abril de 2009

"...POLITICANDO"

Segue relativamente tranquilo o trajecto das forças políticas rumo à fase pré-eleitoral, pese embora alguns confrontos mais enérgicos, em sede de Assembleia Municipal ou nos sites das forças políticas que, assumidamente, irão "enfrentar-se" e digladiar argumentos.

Mais dignos de registo, o tabu (agora definitivamente parece-me que sim) do PS relativamente à apresentação do seu candidato à Câmara, o que tem naturalmente em alguns meios, nomeadamente on-line, suscitado alguns comentários e dissertações sobre o que estará para vir. As declarações de Veiga Maltez a "O Mirante", a que aqui fiz referência e na Assembleia Municipal, alimentam esse tabu, percebendo-se que as "deixas" por ele introduzidas não serão de todo inocentes, presumindo-se fazerem parte da estratégia de contenção do PS, pelo menos até agora. Num cenário de alternância de liderança, este tabu faz mais sentido do que faria numa situação de continuidade.

O PSD continua na senda de um passado recente, evidenciando naturalmente os seus pontos mais fortes mas também os mais frágeis. Realce para o manifesto de "luto" pela democracia na Golegã, ou pela falta dela segundo os seus responsáveis, motivado por ocorrências na Assembleia Municipal de 27 de Fevereiro. O "luto", evidenciado na sua página oficial - a negro - dura pois à mais de um mês, sendo na minha perspectiva contraproducente. Para a imagem de um partido que se quer constituir alternativa credível perante os eleitores, não é, na minha óptica, aconselhável prolongar demasiado esse sentimento de pesar e consternação, ainda que lhe possa assistir razão quanto às motivações. Ainda que metafórico, o luto que o PSD patenteia à demasiado tempo, pode bem trazer-lhe mais desvantagens que vantagens, porque contrasta com o cenário de dinâmica, com o ritmo frenético, com optimismo, com a alegria que uma alternativa deve ter. O PSD não deve deixar passar a imagem de Calimero, ainda que, repito, as razões que motivaram a sua reacção possam na realidade ser sustentadas.

Quanto ao CDS vai mostrando alguma actividade no seu blogue, dirigindo-se sobretudo aos cyber-munícipes, como gosta de chamar aos visitantes, porém ainda de uma forma algo envergonhada e muito pouco assertiva. Seja por não querer destapar já as linhas mestras do seu programa ou por outra razão, a verdade é que as suas intervenções têm sido demasiado generalistas, pouco incisivas ainda nas questões em concreto, em que a palavra "soluções" aparece mais no slogan do que nas ideias. Porque ainda é cedo, esperemos por outro tipo de intervenções, focalizadas em problemas reais e concretos das nossas populações. Demasiado "doce", para já.

A CDU presumo que continue com dificuldades em termos de mobilização das suas estruturas, facto que explicará tão longo apagão, porque é até ver, uma força política demasiado ausente da discussão pública, ela que seria, como já aqui referi, tão importante para o equilíbrio na democracia local.

Fui eu ... "politicando".

Cumprimentos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.

Gostei da "viagem" política pelos partidos com presença no concelho.

Concordo totalmente consigo quando se refere ao luto no site PSD. A meu ver deviam dar cor “aquilo” e ultrapassar as tristezas com novas lutas.

Quanto ao PS "no coment" ninguém se assume.

Relativamente ao CDS devo chamar-lhe atenção para o post datado de 2/04/2009 "O Candidato do CDS-PP à Câmara Municipal da Golegã" onde já se mostra um pouco do caminho… E têm sempre hipótese de lhes colocar questões num desafio que lançaram…

Continuação de boa escrita…

Cumprimentos,

Lena

José Godinho Lopes disse...

Bom dia cara Lena,

Parece então que estamos em sintonia quanto à análise do momento actual.

Agradeço-lhe a chamada de atenção relativamente ao post do Pedro Azevedo, que já havia lido com a máxima atenção. Ainda assim e considerando que foram abordadas questões pertinentes, não deixo de as considerar demasiado genéricas, ainda pouco profundas em relação a problemas e soluções concretas, sejam elas relativas a assuntos mais circunstanciais ou mais estruturais, numa perspectiva mais estratégica e sistémica daquilo que serão as suas propostas.

Volte sempre o obrigado pela sua intervenção.

Lena disse...

Boa tarde!

Obrigada pela resposta...

Já agora se me permite quando publica o resultado da sondagem que efectuou sobre que será o vencedor nas próximas eleições??

Cumprimentos,

Lena

José Godinho Lopes disse...

Boa tarde.

Em virtude de não ter estado on-line este fim de semana, só agora tive oportunidade de moderar o seu comentário bem como responder-lhe, facto sobre o qual lhe apresento desde já o meu lamento.

Quanto ao inquérito hei-de publicá-lo oportunamente - o tempo não dá para mais - como fiz com todos os outros, apesar de uma forma menos célere do que seria de desejar.

De qualquer forma, agradeço o reparo.

Cumprimentos.

JC disse...

Bom dia:

Como já mencionei num dos meus anteriores comentários sou um cidadão atento a que se passa no Concelho. Como tal sou leitor assíduo dos sites/blogues das concelhias do PS, CDS e PSD bem como do seu blogue como independente.

Tal como a Lena também gostei da "viagem" política e também concordo com as palavras desta leitora sobre PSD e PS.

Em relação ao CDS-PP permita-me a ousadia mas vou fazer o comentário que acho que como leitor diário mereço e devo:

Antes de mais permita-me começar por partilhar consigo e com os Cyber- Munícipes em geral aquela que é a minha interpretação do porque da Concelhia do CDS-PP usar este termo. Como todos sabem o prefixo “Cyber” está relacionado com a internet, e como através do blogue o único público-alvo são os utilizadores desta, não faria sentido escrever apenas “Caros Munícipes”, pois eles não podem generalizar os destinatários destes post, tinham de particularizar. A meu ver foi um neologismo muito bem empregue e uma ideia bem conseguida.

O CDS-PP sendo um partido sem um número de apoiantes significativo no concelho começou a sua campanha/trabalho de uma forma muito inteligente. Ao que você chama “doce” eu chamo inteligência. Afinal fazer política correctamente não é criticar o executivo, não é ser agressivo é saber que politicamente não se pode prometer nem fazer o impossível, tudo tem que ter uma razão, um suporte, e um timing. Por isso que se acalmem os mais nervosos que o CDS-PP parece-me que está aqui a trabalhar para um BOM resultado.

Repare na no “tiro” que foi a ideia do “Desafio” que lançaram no blogue. As perguntas estão a ser lançadas, infelizmente com pouca adesão mas é a prova de que estão começar e criar com o eleitorado uma relação complexa e bidireccional.
Semanalmente eles escrevem um post, até à data têm 32 publicados e embora a maioria seja generalista tentam abordar o que se passa no concelho consoante aquilo que têm ao dispor. Repare no post a “Crise no voluntariado”, foram os únicos que se preocuparam (ou que pelos menos escreveram) sobre a crise na Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Golegã.

Participaram num “Curso de Formação Política em Alpiarça”, curso esse que eu próprio desconhecia.

Parece-me que o CDS-PP não está aqui para "pedir" votos a ninguém mas sim para mostrar que têm soluções. E apesar do que se possa especular ACREDITO que eles se vão manter mesmo até ao FIM.

Cumprimentos,

JC

José Godinho Lopes disse...

Boa tarde, caro JC - Jovem Comentador.

Em primeiro lugar, deixe-me dizer-lhe que não considero ousadia que comente da forma que entender tudo o que por aqui vai circulando. Posto isto, seja para concordar ou discordar, será sempre bem-vindo, porque ajudará por certo a tornar mais dinâmico o espaço de debate.

Aparentemente tem informações que eu não tenho quanto à adesão do desafio lançado pelo Pedro Azevedo e por isso não posso pronunciar-me, ficando a aguardar pela publicação desses resultados.

Quanto à postura "doce", tive já a oportunidade de lhe explicar o porquê dessa minha leitura sendo que obviamente a mantenho, aceitando porém com naturalidade que tenha a este respeito opinião divergente.

Eu entendo, como já aqui fiz referência por diversas vezes, que o equilíbrio democrático local depende naturalmente da capacidade que cada força política ou grupos independentes venham a ter no reforço da sua representatividade, porque acho hoje, tal como ontem, que existe uma carência evidente de falta de discussão substancial no Concelho. E por isso cada um deverá procurar aquele que é o seu caminho na prossecução dos seus objectivos. A mim caber-me-á apenas concordar ou não, na singela condição de munícipe, também cyber, que procura ir estando tão atento quanto possível ao que se passa em meu redor.

Quanto às soluções do CDS fui o próprio a escrever que seria talvez demasiado cedo para que se conhecessem com maior profundidade, mas também já aqui defendi que, na minha modesta opinião, seria talvez a força política das que formalizaram já a sua candidatura, que necessitaria de mais rapidamente antecipar a publicitação do seu conteúdo programático.

É apenas uma opinião, que vale naturalmente o que vale.

Estou certo que teremos oportunidade para debater estes e outros assuntos.

Cumprimentos e volte sempre.

JC disse...

Só voltei hoje para lhe dizer que a adesão ao "desafio" foi observada nos comentários do post com o mesmo nome (http://cds-golega.blogspot.com/2009/03/desafio.html)!! De resto desconheço se além do que lá está houve ou não mais perguntas...

Até breve!!

JC

José Godinho Lopes disse...

Muito bem.

Fica o registo.

Até breve.