quarta-feira, 8 de abril de 2009

LARGO DA FEIRA COM NOVOS SANITÁRIOS

O Largo do Arneiro vai ter em breve novas instalações sanitárias, como havia de resto sido noticiado no jornal municipal, Golegã em Notícia. A fase de concurso terminou ontem, pelo que as obras serão iniciadas em breve, estando a nova edificação a postos antes da próxima Feira Nacional do Cavalo.

Ouvi já alguns comentários sobre a solução encontrada, naturalmente uns favoráveis e outros desfavoráveis, como sempre acontece nestas situações, mas todas se referiam à solução arquitectónica encontrada. Devo dizer que, analisando apenas sobre essa perspectiva, a mim me agrada. Acho o edifício bem concebido do ponto de vista arquitectónico e do enquadramento urbanístico, acho arrojada a solução encontrada para a cobertura, mas gosto dela. Deduzo que a criação da ideia base deve ter partido do Sr. Presidente da Câmara, que revela uma vez mais um apurado bom gosto nestes detalhes.

Já me parece que o título "O concelho não pára!" um bocadinho propagandista, porque afinal estamos a falar de uma estrutura consensualmente necessária, mas que não passa da dotação de pouco mais de meia dúzia de sanitários. E é aqui que reside um facto que merece no meu entender uma observação mais cuidada.

Eu sempre tive a ideia de que a melhor solução seria a construção de uma estrutura subterrânea, porque serviria melhor as necessidades face a um dimensionamento mais consentâneo com os picos de utilização que se conhecem e porque permitiria a salvaguarda do (já de si exíguo) espaço no largo, sobre o qual de resto lamento que não se tenham aproveitado algumas oportunidades no passado, também recente, para ampliar, sendo que a estrutura física da feira necessita de se complementar visando o reforço do próprio evento e da nossa "marca", se bem que essas são contas de outro rosário, a que voltarei aqui. Falo naturalmente de investimentos necessariamente diferentes, mas que se enquadram em meu entender numa visão mais estrutural, com vista ao futuro.

Julgo que neste caso o largo ganhará uma edificação bonita, mas poderá ter perdido a oportunidade de ganhar um espaço mais adequado às suas reais necessidades, sem constrangimentos à superfície.

(imagem retirada de Golegã em Notícia, em www.cm-golega.pt)

Sem comentários: