segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"PRESIDENCIAIS" JÁ ARRANCARAM...

... ENTRE "ENTALANÇOS" E "DESENTALANÇOS".

Manuel Alegre não quis incorrer no mesmo risco de 2006 e decidiu anunciar a sua candidatura antes do PS escolher (ou publicitar) a sua escolha. É óbvia assim a intenção de Alegre de "entalar" o PS, como o PS entalara Alegre antes. Aliás, outra coisa não fez na anterior legislatura Alegre do que "entalar" o PS e José Sócrates, que agora, presumo, não perderão a oportunidade de voltar a "entalar" Alegre.

Parece-me na verdade que o PS e Sócrates estarão, nesta fase, mais "entalados" que Alegre. E porquê? Porque os dois primeiros sabem que dificilmente, com Alegre na corrida, o PS conseguirá apresentar um candidato que consiga derrotar Cavaco Silva e "entalados" porque ao apoiarem Alegre, entretanto publicamente apoiado pelo BE e sustentado por um discurso político e acção parlamentar que apontam no sentido de uma radical estatização, irresponsável no meu ponto de vista, mais não estariam a fazer que ajudar a eleger um Presidente da República contrário às políticas tecnocráticas e austeras do Governo actual, com algumas pinceladas de esquerdismo é certo, mas nada consentâneas com as reclamações e pregões do BE ( e de Alegre) que sopraram e têm soprado da "ala de leste" na Assembleia da República.

Porém, sabem o PS e Sócrates que, colocando na corrida um candidato que fique atrás de Alegre e, quase de certeza, também atrás de Cavaco Silva, perde alguma da imagem de força e sucesso eleitoral, granjeado num passado recente. E por isso, derrota por derrota, que perca Alegre pessoalmente e não o PS, o que pode ser outra forma de "entalanço" apoiando-o, ditando de vez a sua "morte" política em caso de derrota, o que não deixaria de agradar ao secretário geral do PS.

Vamos certamente assistir a muitas manobras no curto-prazo. Como prognósticos só no fim me parecem demasiado fáceis, cá deixo o meu: O PS e Sócrates promoverão o seu próprio candidato, "entalando" de uma só vez o próprio PS, o próprio Sócrates e o próprio Alegre.

A bem da verdade, solução que me desagrada nada. Mesmo nada...

Sem comentários: