sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

RUA JOSÉ RELVAS - CADA TIRO, CADA MELRO

Já me tinham perguntado se não tinha nada para dizer sobre a recente alteração na Rua José Relvas, eu que tenho sido crítico da solução encontrada, nomeadamente para a ciclovia, se assim lhe podemos chamar. Respondi que não. Que na realidade não tinha nada para dizer porque ainda não percebera o objectivo das alterações, que teria que esperar para ver. Já tinha tentado, mas ainda não me tinha ocorrido qualquer benefício com isto. Agora está claro porque não me ocorreu. Porque na realidade não existem. Nem um!

Até a informação veiculada no "Golegã em Notícia" emanado da CMG (e único "jornal" do Concelho) tem dificuldade em explicar esta intervenção. Começa pelas fotos do antes e do depois que elucidam coisa nenhuma; passa pela explicação de que o aumento do passeio foi para protecção dos peões; passa ainda por aquilo que é no entender do executivo um melhor ordenamento do estacionamento e do trânsito, terminando naquele que me parece o ponto essencial, a protecção da ciclovia. Li e reli. Vi e revi. Observei o trânsito e reobservei. Mas não encontro nenhum destes benefícios, antes pelo contrário só vejo prejuízos. Quais?

1 - O passeio foi alargado onde já era largo. Não foi mexido onde era (é) estreito. Portanto, protecção dos peões, ZERO.
2 - O ordenamento do estacionamento representa a supressão de cerca de 4 lugares, numa via onde este começa a ser escasso. Perdeu-se estacionamento, ganhou-se ZERO.
3 - Não há protecção alguma à ciclovia, porque toda ela continua a ser um erro. Porque ao longo de todo o seu percurso os pesados (nomeadamente de transportes colectivos) continuam a invadi-la, porque não têm outro remédio. A Ciclovia não não protecção, porque nem sequer aqui devia existir nestes moldes. De protecção a essa, resulta ZERO.
4 - Porque a proibição de ESTACIONAR E PARAR prejudica claramente o estabelecimento em frente à zona alterada, que até vende mobiliário e vê anulada a possibilidade de cargas e descargas à entrada da loja! Mais, cria uma situação de desigualdade face à zona de cargas e descargas do "Café Central", onde SE PODE PARAR NA CICLOVIA !! Na "EscopiOffice" nem se pode parar na faixa de rodagem! A solução é carregar às costas uns bons pares de metros! Boa iniciativa! Na protecção à actividade comercial do dito, ZERO. Vamos estar atentos para ver se vislumbramos alterações. Será?!
5 - Eliminação de barreiras urbanísticas totalmente esquecidas e criação de novas! Tinha custado 0,00€ a mais criar condições de acesso ao espaço comercial, mas neste aspecto, ZERO.
6 - Era para proibir o estacionamento? Não bastava um sinal e a linha contínua amarela junto ao passeio? Com menos de 100,00€ ter-se-ía chegado ao mesmíssimo resultado. Na contenção de custos, ZERO!
7 - Como se as 6 últimas razões não chegassem, gastou-se dinheiro do erário público, não apenas para ter como resultado um grande e redondo ZERO, mas para tornar tudo pior do que antes.

Cá voltaremos, com fotos e vídeos para documentar devidamente a coisa.

Até breve.

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