segunda-feira, 28 de novembro de 2011

1º CONGRESSO DISTRITAL DO PSD

Vasco Cunha


Realizou-se no passado sábado em Santarém o 1º Congresso Distrital do PSD, organizado pela Comissão Política Distrital liderada por Vasco Cunha, em colaboração com todas as 21 Comissões Políticas Concelhias do distrito, bem como com todas as suas estruturas autónomas, a Juventude Social Democrática (JSD), os Trabalhadores Sociais-Democratas (TSD) e os Autarcas Sociais-Democratas (ASD).

Durante mais de um ano e após 21 sessões Concelhias e 7 sessões de natureza supra-municipal, com 2 reuniões organizadas em Fátima e no Cartaxo e dezenas de reuniões informais com os 21 Grupos de Trabalho, contando com a presença de mais de 600 militantes e cidadãos independentes, esta iniciativa inédita e pioneira na vida do PSD culminou neste Congresso Distrital, que viria a aprovar por unanimidade a moção apresentada pela CPD.

Seria injusto não realçar o trabalho de Vasco Cunha, na qualidade de presidente da Distrital e de todos os que o acompanharam neste trajecto. Esta é uma forma séria de fazer política, diagnosticando problemas, abrindo as estruturas intermédias do Partido às Concelhias e independentes, promovendo o diálogo, a discussão e o estudo sobre o estado da nossa região em geral e de cada um dos nossos Concelhos, em particular.

Como referiu o Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, o também Ministro Miguel Relvas, a tendência dos partidos que estão no poder tem sido, ao longo dos anos, a de se fecharem sobre si mesmo. Esta iniciativa representa também a inversão dessa tendência.

A moção aprovada aponta caminhos que visam solucionar as situações diagnosticadas, numa lógica integrada e também isso representa uma mais valia desta iniciativa. Espero e desejo que este trabalho não se tenha esgotado com a realização do Congresso e que possa ser aproveitado pelas concelhias, que dispõem agora de um auxílio precioso para elaboração das suas estratégias e das suas propostas, elevando certamente o nível do debate político local na substância e na pertinência. Sai a ganhar o Partido mas também cada um dos municípios do nosso Distrito.

Este trabalho constituiu na minha opinião um marco político relevante na história do PSD Distrital, que o futuro se encarregará certamente de confirmar.

Sem comentários: