quarta-feira, 15 de abril de 2009

TRAGÉDIA DE HILLSBOROUG FOI À 20 ANOS



Foi em 15 de Abril de 1989 o dia mais negro do futebol inglês e um dos mais negros do futebol mundial. No Estádio de Hillsborough, na meia-final da Taça de Inglaterra entre o Liverpool e Nottingham Forest, o jogo foi interrompido aos seis minutos e a partir daí nada seria como antes.

O interesse que o jogo despertara, como desperta sempre na velha Albion, levou a que uma avalanche de gente forçasse a entrada num estádio já sobrelotado. Resultado: 96 MORTOS E 766 FERIDOS !!!
O relatório Taylor, o balanço do desastre, culpou a polícia e não só os adeptos. O estádio estava no limite da capacidade, e a polícia não revelou capacidade de as controlar ou separar. Esse dia marcou uma viragem da regulamentação na pátria do futebol no que diz respeito aos estádios. Acabaram-se as vedações, as redes e as grades e todos os espectadores passaram a ter obrigatoriamente direito a lugar sentado. A tragédia de Hillsborough provocou toda a mudança, que obrigou à remodelação e modernização dos estádios ingleses.

Sem comentários: