terça-feira, 3 de março de 2009

FOI À 20 ANOS !!

Passaram hoje exactamente 20 anos desde a primeira conquista mundial de Portugal em sub-20, em Riade, naquela que foi a jornada mais decisiva e impulsionadora para o futebol de formação, em especial nas oportunidades concedidas aos jovens futebolistas de então. Desta geração nem todos conseguiram grandes carreiras, sendo que todos já as terminaram enquanto jogadores. Xavier por exemplo, esperança do Benfica à época, é operário fabril na Marinha Grande. Porém, alguns como João Pinto, Fernando Couto, Filipe, Hélio, Paulo Madeira entre outros, atingiram ainda um patamar de relevo, em especial a nível nacional.

Dois anos depois e com a porta então mais aberta, despontaria aquela que viria ser apelidada de geração de ouro e onde pontificavam nomes como João Pinto (outra vez), Figo, Rui Costa, Jorge Costa, Nelson, Peixe, Paulo Torres, Rui Bento ou Capucho.

Riade 89 foi sem dúvida um marco importante para o futebol português e para os jovens jogadores, tendência porém que tem vindo a ser infelizmente contrariada.

Sem comentários: